tiny_little_box

uma caixinha de lembranças aberta em um blog de histórias: leia as curtas, os esquetes, de uma só vez ou o começo, o meio e o fim

Este palhaço é meu pai – Fim agosto 21, 2009

Filed under: Fim — Denize Guedes @ 1:42 pm
Tags: , , , ,

Conhecido de profissionais de imprensa também já ficou. Um deles, editor do site Jornalirismo, Guilherme Azevedo, o convidou para ser entrevistado em uma das aulas do curso de Jornalismo Literário que conduz. Outro, um fotógrafo da “Folha”, foi cobrir uma escultura de gelo colocada em frente ao parque Trianon, na Paulista, por conta de uma campanha de conscientização contra o aquecimento global, e clicou o seu Amaury que andava por lá – como era de se esperar. Anotou o gmail do meu pai e mandou umas três fotos no mesmo dia. Eu soube através de uma ligação exultante.

Aliás, gelo. Quando ouviu falar das barras e barras de gelo que estavam derretendo sob o sol na avenida cartão postal de São Paulo, seguiu para lá o mais rápido que pôde. Foi a paisana mesmo, despido de fantasias. Queria apenas fotografar a imagem perfeita para mandar fazer um cartaz no Tesouro Laser simbolizando a situação dos seus vencimentos. “Até três anos, eu recebia R$ 5.689,00. Hoje, ganho R$ 758,00. A minha aposentadoria virou gelo, foi regredindo passo a passo”, compara. A tal foto das barras imortalizadas em gelo é das que ele mais usa para mandar e-mails para senadores e deputados. Para isso dá o nome de “passeata virtual”. Não costuma receber muitas respostas, mas já fica feliz quando voltam poucos e-mails e libera todas as mensagens que retornam com mensagem anti-spam.

E assim eu sei que ele vai até a última gota, do seu suor e do seu dinheiro derretendo com o tempo.  Nos últimos dias, anda entusiasmado com um acordo que obriga o governo federal a acertar contas com a antiga Varig. Como o Aerus é o principal credor da companhia, boa parte do dinheiro deve ir para o fundo e dar sobrevida ao benefício de milhares de aposentados. “Melhor um péssimo acordo que uma boa demanda [judiciária]”, acredita.

Com sobrevida ou não, sei que de sobrevivência o meu pai entende. Está sempre por aí criando recursos e não desculpas para enfrentar as coisas da vida. Muito além das estratégias que criou nas primeiras páginas da sua carteira de trabalho, aprendeu japonês para servir a cobiçada rota Los Angeles – Tóquio na última década de sua carreira, fez um curso de informática logo que se aposentou para manter o cérebro instigado e livrou-se de medicamentos traja preta em plena depressão pós-problemas da Varig. “Fiz força e joguei tudo fora. Prometi comigo mesmo, não vou ficar dependente de remédio”.

Alguma coisa ele carrega dentro de si que o faz viver – apesar da injustiça, da incerteza e das adversidades. Quando penso que, em 1960, meu pai passou por um acidente aéreo que registrou dez vítimas fatais e saiu apenas com leves ferimentos, tenho certeza disso. Foi às 13h15 do dia 12 de abril (dia em que, 46 anos depois, pela primeira vez, o Aerus começaria a fazer pagamentos parciais). O avião PPCDS caiu logo em seguida à tentativa de decolagem de Pelotas para Porto Alegre (RS). “Morreram o comandante Barroso e o co-piloto Almeida. Sobreviveram 12. Eu fui o primeiro a pular, tinha gasolina pelo corredor. Corri para a estação de rádio e passei uma mensagem para o senhor Berta: ‘PPCDS acidentado, perda total, ignoramos o número de vítimas’”, conta.

Se não fosse a sua disposição por sobreviver, eu não estaria aqui para contar esta história. Nem ele estaria aqui para seguir estampando páginas de jornal, revista e internet – atual ofício que exerce com afinco. Como um palhaço que tira graça até mesmo da tristeza, meu pai tira forças até mesmo da sua enorme fragilidade.

É o melhor palhaço do mundo.

 

7 Responses to “Este palhaço é meu pai – Fim”

  1. Fiquei emocionada com toda a história. Sr. Amaury é digno e merecedor de aplausos sempre. A sua luta para ter o seu (e o nosso) dinheiro de volta, merece também um troféu de ouro.
    Como meu parceiro de luta, eu só tenho que agradecer a Deus por ter conhecido esta pessoa maravilhosa que tem um coração gigante. Eu te adoro. Bjs

  2. Heitor Borges Says:

    Prezado Guedes, sua presença é muito importante para continuarmos na luta. Sua forma de se manifestar lembra uma poesia de Torquato Neto:” Quando eu nasci/um anjo louco muito louco/ veio ler a minha mão/ não era um anjo barroco/
    era um anjo muito louco,torto/com asas de avião. Eis que esse anjo me disse/ apertando a minha mão/ com um sorriso entre dentes/ vai bicho desafinar o coro dos contentes/ vai bicho desafinar o coro dos contentes. Um abração Heitor Borges

  3. Tânia Milan Says:

    Sim Cleia, concordo totalmente com você.

    Amaury + Cleia = DUPLA DO BARULHO.
    Admiro a garra de vocês.

    Tomara tivéssemos em cada Estado uma dupla assim !

    Com meu respeito e admiração os parabenizo.

    Tânia

  4. claudia bulcao Says:

    nesses momentos de total “disruptura” da emocao , do humano, esse texto me da uma esperanca que nem tudo esta perdido.
    obrigada por existirem pessoas como voces. de coracao. claudia

  5. Thais Says:

    O melhor Palhaço do Mundo prova que o homem é mais!!! mais do que as adversidades, mais do que a comodidade, mais do que o cotidiano tenta defasá-lo, mais do que tudo o homem é superlativo!! Seu Pai é Grande Demais!! E você tem o modelo vivo perto, pra poder reconhecer a parte dele que cabe à você.
    Beijos!

  6. claudio serrat Says:

    Querido Amaury e Denise

    Emoção e lágrimas, pelo texto lido, do começo, meio, irretocável e comovente fim, tudo são palavras e palavras vem, vão,se perdem, mas algumas ficam e certamente ficarão guardadas para sempre em nossas memórias, a experiência deste maluco beleza, deste senhor, nem tão louco, pelo contrário, agora me dando conta, lúcido, totalmente mordaz e que agora estou me dando conta de quanta admiração e respeito devemos ter por tudo que representa e reinvidica, sem nenhum favor.Carinho e meus maiores e melhores sentimentos a vc. Amaury Guedes e a sua filha Denise.


Deixe uma resposta

